CPU - Central Processing Unit

Definição de CPU ou UCP, e sua composição


É a unidade responsável por qualquer actividade efectuada no computador. Controla as funções internas e também imite sinais para os outros componentes efectuarem uma tarefa.

Os processadores actuais são fabricados em numa pastilha-chip e são inseridos na pastilha todos os elementos necessários à realização de suas funções.


Definição de ALU ou ULA, e sua função no CPU


A ULA é o dispositivo do processador que efectivamente executa as operações matemáticas com os dados. Pode efectuar somas, multiplicações, subtracções e divisões. Faz operações logicas AND, XOR e OR.

A função da ULA e efectuar Operações simples de lógica booleana, activar bits especiais (flags) para indicar o estado de uma operação transfere dados entre a ULA e os registadores.


Definição de UC e sua função no CPU

A UC possui a lógica necessaria para realizar a movimentação de dados, instruções "de" e "para" o processador.

A UC e responsavel por :
  • controlar a transferência de dados e instruções para dentro e fora da CPU;
  • controlar a operação da ULA;
  • controlar a execução de instruções;
  • gerar sinais de controle externos ao processador para comandar a transferência de dados entre o processador e a memória ou módulos de entrada / saída;
  • gerar sinais de controle internos ao processador para mover dados entre registradores;
  • gerar sinais de controle internos ao processador para comandar a ULA na execução de uma determinada função;

Registos utilizados no UC




              Registo de InstruçãoTem a função de armazenar a instrução a ser executada pela UCP. No início do ciclo de instrução a UC emite sinais de controle sentenciados no tempo para a realização do ciclo de leitura, no qual a instrução é buscada na memória e armazenada no RI, via barramento de dados e RDM.
        
        Contador de Instrução

Armazena o endereço da próxima instrução a ser executada, sendo crucial para o processo de controle e de seqüenciamento da execução dos programas. Assim que a instrução a ser executada é lida da memória para a UCP, o conteúdo do CI é automaticamente modificado, sendo nele armazenado o endereço da próxima
instrução na sequência
 
        Registo de Dados da Memória

É utilizado pela UCP para a transferência de informações entre esta e o barramento de dados. No ciclo de busca de uma instrução, assume a função de armazenar temporariamente a instrução a ser executada, a qual foi trazida, via barramento de dados, da memória, e na sequência é transferida para o RI.


        Registo de Endereços da Memória

Armazena o endereço da memória onde a informação deve ser lida ou escrita. No ciclo de busca de uma instrução, armazena o endereço da memória onde se encontra a instrução a ser executada, fornecido pelo CI. Tem tamanho (em bits) igual ao tamanho dos endereços de memória e ao tamanho do barramento de endereços.
Registradores utilizados pela UC.


Função do Relógio

O relógio tem a função de sincronizar que permitir que duas ou mais acções ocorram no mesmo instante de tempo.  Cadenciar as ações realizadas em um determinada positivo, ou seja, controlar a velocidade com que elas ocorrem.

0 Response to "CPU - Central Processing Unit"